Futebol

Fã de Gómez, Gabriel Vareta faz rápida transição e se destaca no sub-20 do Palmeiras


A base do Palmeiras segue chamando a atenção. Enquanto os contratatados Luan, Gómez e Murilo brilham no profissional, o clube faz seu trabalho projetando substituições feitas em casa no momento em que um ou mais desses pilares deixarem o elenco. Naves, de 21 anos, já faz parte do profissional e atuou na vitória contra o Athletico. E já vem mais cria por aí.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DO PALMEIRAS DA TNT NO WHATSAPP!

No Paulistão sub-20 desta temporada, um zagueiro que subiu neste ano do sub-17 já se mostra pronto pra categoria e em pleno desenvolvimento para chegar ao profissional: Gabriel Vareta, de 18 anos, se adaptou rapidamente ao novo degrau que precisou subir, ainda que haja grande diferença entre as categorias, sendo titular em 10 dos 13 jogos que fez na competição estadual em que o Palmeiras está na semifinal diante do Novorizontino.

O jogo do sub-17 é muito diferente do jogo do sub-20. Tem diferença de força, de mentalidade. Sub-20 você começa a pensar mais rápido, cadenciar mais o jogo, analisar mais o seu adversário. Não é um jogo de trocação, aberto, como é o do sub-17. Mas como eu já tinha jogado no sub-20 com 15 anos, isso me ajudou na adaptação”, analisou em entrevista exclusiva à TNT Sports.

Quando criança, Vareta gostava de atuar como meia, mas ouviu de seu pai que essa posição seria uma das mais difíceis para conquistar espaço em qualquer peneira e viver o sonho de ser jogador. Conversa que não precisou acontecer muitas vezes, já que aos oito anos de idade, no primeiro contato com um campo de várzea, ele foi para a zaga por conta de sua altura e nunca mais saiu.

Hoje, o defensor canhoto garante que está apaixonado pela posição e tem algumas referências do futebol internacional, como o espanhol Sergio Ramos, o italiano Chiellini e o brasileiro Thiago Silva. Porém, o nome que faz brilhar os olhos de Gabriel Vareta é paraguaio, joga no Palmeiras e até já lhe passou dicas.

CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

“A liderança dentro de campo é fundamental, até porque a gente vê no profissional tantos líderes. E na minha posição tem o Gustavo Gómez, que eu me inspiro muito. Uma vez, perguntei pro Gómez sobre o limite pra caçar um atacante e ele foi muito prestativo, me ajudou e me deu conselhos. Aliás, todos (Gómez, Murilo e Luan) são muito humildes”.

Gabriel Vareta já treinou algumas vezes com o elenco profissional, mas sabe que a ansiedade em chegar ao elenco principal não pode fazê-lo tropeçar no passos que ainda precisa dar nas categorias de base.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DA TNT SPORTS NO WHATSAPP!

“Às vezes, o treino acaba mais cedo, aí nós assistimos os treinamentos deles (time principal) e ficamos pensando que queríamos estar lá, mas tem que viver os processos da base. A ansiedade tem que ser controlada na medida que vamos jogando no sub-20 pra mostrar do que somos capazes e também quando pinta a oportunidade de treinarmos com os profissionais”.

Enquanto não dá pra jogar, se torce. O Palmeiras encostou na briga pelo título brasileiro e não só quem fica da porta para fora do CT se empolgou. O resultado histórico do último meio de semana foi assunto na base e catalisou o sentimento de que um final feliz pode pintar no Brasileirão.

“Depois do jogo contra o Botafogo, na quinta-feira já estava tudo comentando sobre aquela virada histórica. Sentindo que dá pra ser campeão. Esse é o comentário entre nós nessa reta final”.

Em meio a torcida pelos profissionais, o elenco sub-20 do Palmeiras segue sua luta pela recuperação do título paulista que escapou pela primeira vez em seis anos na temporada passada. Eliminado pela Portuguesa nas quartas em 2022, um ciclo de cinco títulos consecutivos da categoria foi interrompido. A missão de 2023 é trazer o troféu de volta e restam apenas três partidas para cumpri-la.

“Sempre tem essa conversa. Fica na mente que a gente tem que levar. A gente tem que ser campeão novamente pra coroar uma temporada que teve um preparo excelente. Precisamos trazer esse título de novo”.

O Palmeiras venceu a partida de ida da semifinal diante do Novorizontino em Novo Horizonte por 1 a 0, com gol de Thallys. A partida decisiva do confronto acontece no dia 13 de novembro, segunda-feira, às 15h (de Brasília), no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André. Na outra chave, o São Paulo venceu a Ferroviária de virada em Cotia por 3 a 2 e leva vantagem para a decisão da próxima sexta-feira (10), às 15h (de Brasília), na Fonte Luminosa, em Araraquara. As duas partidas da semifinal do Paulistão Sub-20, você acompanha no YouTube da TNT Sports.