Futebol

Flamengo: Gabigol é suspenso por 2 anos por tentativa de manipular exame antidoping


O atacante Gabriel Barbosa foi suspenso por dois anos por tentativa de fraude do exame antidoping. O julgamento, que se iniciou na última semana, teve seu final nesta segunda-feira (25), com o anúncio da punição ao atleta do Flamengo. Cabe recurso por parte do clube.

A pena começou a valer a partir de de abril de 2023, ou seja, ele poderá ficar parado até abril de 2025. Ela foi aprovada por placar apertado no julgamento: 5 a 4. Gabigol foi acusado por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que faz referência a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação, portanto Gabi teve sua punição atenuada.

A denúncia ao jogador foi realizada em dezembro, e a defesa foi enviada no final de janeiro deste ano. Gabi foi defendido pela equipe do advogado Bichara Neto, que também este junto com Paolo Guerrero quando o peruano foi punido por doping nos tribunais da Fifa, em 2017.

O caso de Gabigol aconteceu no dia 8 de abril de 2023, quando o atacante foi acusado de demorar para a realização do exame e não seguir os procedimentos indicados. 

Veja a nota oficial do Flamengo abaixo:

O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada.